terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fernando Bessa alerta para a seguinte oportunidade de estágio

«O Museu da Terra de Miranda devia fechar em 2011 para entrar em obras de remodelação total e de ampliação. Com os cortes orçamentais (de que penso já ouviram falar), as obras foram suspensas sine die. Tal obriga a repensar inteiramente o nosso programa para o próximo ano no sentido de o aproximar de um funcionamento museológico normal. Neste quadro, procuramos estagiários (em regime de voluntariado) interessados numa colaboração nas seguintes áreas:
  
Inventário da colecção (familiarização com as normas de descrição de peças etnográficas; formação para a utilização do programa Matriz e do novo MatrizNet);
  
Reformulação inteira da exposição permanente e abertura do discurso do MTM a problemáticas contemporâneas e de relevância extraregional;
  
Elaboração e produção de uma exposição temporária devendo ser inaugurada no início do próximo Verão;
  
Reflexão sobre o possível (ou não) tratamento museológico do “património imaterial”, nas suas múltiplas formas;
  
Trabalho de campo e recolha etnográfica em contextos rurais pós-agrícolas.
  
E estamos abertos a qualquer proposta que não esteja incluída nesta lista. Tem de ser claro que o MTM, que se encontra no limite absoluto das suas condições de funcionamento, não pode oferecer qualquer contrapartida, nem apoio logístico. Mas podemos propor uma formação por técnicos competentes que formam uma equipa pequena e simpática. Estagiários de licenciatura ou mestrandos seriam particularmente bem vindos e poderiam enriquecer o seu currículo com esta iniciativa.»
 
O site http://www.ipmuseus.pt/pt-PT/museus_palacios/ContentDetail.aspx?id=1101 indica (entre outros):
«O Museu expõe colecções de carácter cultural, etnográfico e artístico desta região; recolhe uma amostra da vida dos povos da Terra de Miranda, mas toda a região é um Museu vivo, de características únicas e cultura própria, bem expressas na língua da nossa gente (o mirandês), nas danças e na música, no teatro e na religiosidade popular, na gastronomia, nas formas de economia e na maneira de ser deste povo que vive do campo e da pecuária.
 
Endereço:  Praça D. João III, 2 5210-190 Miranda do Douro
Telefone: 273 431 164     
Fax: 273 431 164
E-Mail: mterramiranda@imc-ip.pt
 
Horário
Inverno: 3.ª feira 14:00-17:30; 4.ª feira a Domingo 9:00-12:30 e 14:00-17:30
Verão: 3.ª feira 14:30-18:00; 4.ª feira a Domingo 9:30-12:30 e 14.00-18:00
Encerrado ao público à 2.ª feira e nos feriados de 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro»

Sem comentários:

Enviar um comentário