terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fernando Bessa alerta para a seguinte oportunidade de estágio

«O Museu da Terra de Miranda devia fechar em 2011 para entrar em obras de remodelação total e de ampliação. Com os cortes orçamentais (de que penso já ouviram falar), as obras foram suspensas sine die. Tal obriga a repensar inteiramente o nosso programa para o próximo ano no sentido de o aproximar de um funcionamento museológico normal. Neste quadro, procuramos estagiários (em regime de voluntariado) interessados numa colaboração nas seguintes áreas:
  
Inventário da colecção (familiarização com as normas de descrição de peças etnográficas; formação para a utilização do programa Matriz e do novo MatrizNet);
  
Reformulação inteira da exposição permanente e abertura do discurso do MTM a problemáticas contemporâneas e de relevância extraregional;
  
Elaboração e produção de uma exposição temporária devendo ser inaugurada no início do próximo Verão;
  
Reflexão sobre o possível (ou não) tratamento museológico do “património imaterial”, nas suas múltiplas formas;
  
Trabalho de campo e recolha etnográfica em contextos rurais pós-agrícolas.
  
E estamos abertos a qualquer proposta que não esteja incluída nesta lista. Tem de ser claro que o MTM, que se encontra no limite absoluto das suas condições de funcionamento, não pode oferecer qualquer contrapartida, nem apoio logístico. Mas podemos propor uma formação por técnicos competentes que formam uma equipa pequena e simpática. Estagiários de licenciatura ou mestrandos seriam particularmente bem vindos e poderiam enriquecer o seu currículo com esta iniciativa.»
 
O site http://www.ipmuseus.pt/pt-PT/museus_palacios/ContentDetail.aspx?id=1101 indica (entre outros):
«O Museu expõe colecções de carácter cultural, etnográfico e artístico desta região; recolhe uma amostra da vida dos povos da Terra de Miranda, mas toda a região é um Museu vivo, de características únicas e cultura própria, bem expressas na língua da nossa gente (o mirandês), nas danças e na música, no teatro e na religiosidade popular, na gastronomia, nas formas de economia e na maneira de ser deste povo que vive do campo e da pecuária.
 
Endereço:  Praça D. João III, 2 5210-190 Miranda do Douro
Telefone: 273 431 164     
Fax: 273 431 164
E-Mail: mterramiranda@imc-ip.pt
 
Horário
Inverno: 3.ª feira 14:00-17:30; 4.ª feira a Domingo 9:00-12:30 e 14:00-17:30
Verão: 3.ª feira 14:30-18:00; 4.ª feira a Domingo 9:30-12:30 e 14.00-18:00
Encerrado ao público à 2.ª feira e nos feriados de 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro»

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sabias que uma das empresas da SONAE é....

Sonae Turismo, SGPS, SA
A Sonae Turismo, SGPS, SA é a sub-holding da Sonae Capital que desenvolve negócios agregados em três áreas distintas:
• Desenvolvimento de Resorts Turísticos e de Residencial - Desenvolvimento (concepção e construção), gestão, marketing e comercialização de resorts turísticos e de residencial de elevada qualidade;

• Gestão de Activos Imobiliários - Prestação de serviços relacionados com terrenos e imóveis;

• Operações Turísticas - Propriedade e gestão de Hóteis e prestação de serviços integrados (SPA, Catering e Eventos, Centro de Congressos, Food Court e parque de estacionamento) e gestão de Health Clubs.
 

Já ouviste falar da Rede Contacto da Sonae?

Sempre um passo à frente, a Sonae criou a sua própria rede social. O objectivo certamente que te interessa: recrutar estudantes para realizar um estágio numa das empresas Sonae. Mas atenção, só acontece aos melhores.
Para isso, terás de te registar em https://amsprd0102.outlook.com/owa/redir.aspx?C=72b58a051e6c4d808b33db4ec43134b6&URL=http%3a%2f%2fwww.programacontactosonae.com. Depois tens demonstrar o que vales nos desafios que são propostos; na exposição das tuas opiniões acerca de temas específicos; nos passatempos, entre outros. Sê inovador e desafia-te! Inscreve-te!
Para perceber o impacto da Rede Contacto junto dos estudantes e melhorar o seu desempenho, enviamos-te um inquérito. Demoras menos de 5 minutos a responder. https://amsprd0102.outlook.com/owa/redir.aspx?C=72b58a051e6c4d808b33db4ec43134b6&URL=http%3a%2f%2fwww.encuestafacil.com%2fRespWeb%2fQn.aspx%3fEID%3d847692
 
Para a Sonae a tua participação é importante.
Não percas mais tempo. Põe-te em contacto!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CETRAD: I Conferência Internacional de Turismo - UTAD 26 de Novembro

Na proxima sexta-feira dia 26 de Novembro de 2010, à tarde, os alunos do 3º ano do 1º ciclo em Turismo estarão presentes na sessão organizada na UTAD da Conferência Internacional de Turismo – INTERTUR – Políticas e estratégias, organizada pelo CETRAD e CEDTUR.
 
 
 
Ass:Veronika Lapa

Ciclo de Seminários

«Dentro do quadro da unidade curricular “Práticas em empresas e instituições I” está a decorrer um ciclo de seminários (organizado por Xerardo Pereiro) proferidas por cientistas portugueses e espanhóis com ampla experiência na investigação turística. Vêm partilhar com os alunos do 3º ano o seu know how  para servir de ponto de inspiração para a redacção de pré-projectos que serão apresentados em sessão pública em 17-12-2010 no pólo de Chaves da UTAD e a seguir, no 2º semestre, transformados em trabalhos de investigação de fim de curso.
A investigadora Cristina Sanchéz comentou, na ocasião da sua vinda em 5 de Novembro (falando, entre outros, sobre um projecto de investigação que está a decorrer agora e que se concentra na influência dos peregrinos que seguem o caminho de Santiago dos “ateus” para Finisterra e Muxia sobre a população local), que gostou de estar à frente de uma turma do 1º ciclo, porque costuma fazer este tipo de intervenção apenas em cursos de mestrado.
As sessões estão abertas ao público e o acesso aos seminários é livre/gratuito, ou seja, outros interessados estão bem-vindos em aprender connosco.»
 
Ass: Veronika Lapa

Teses da Licenciatura em Turismo


 















































































O curso de Turismo da UTAD funciona desde o ano lectivo 1998-1999. Naquela altura chamava-se “Recreação, Lazer e Turismo” e concluía-se em 5 anos. Desde o início os alunos redigem um trabalho de investigação no ano em que acabam o curso. Em 2010 os resultados das investigações dos estudantes “Bolonha” foram pela primeira vez entregues. Existem cópias de todos estes documentos policopiados na biblioteca do pólo da UTAD em Chaves. Agradecemos às funcionárias da mesma, Anabela e Isabel, a redacção do documento que resume o conteúdo deste espólio. Esperamos que a publicação on-line deste documento seja de interesse para muitos investigadores na área de turismo.

Ass: Veronique Lapa